quarta-feira, 17 de agosto de 2011

Projeto Meio Ambiente - Tudo começou assim...

   Sabemos que nosso planeta pertence ao Sistema Solar. Sabemos também da imensidão do universo. Então por que falamos que a Terra é um planeta único? O que nos faz diferentes? A Terra é o único planeta onde há vida. Temos água, possuímos uma atmosfera e temperatura favorável à vida. Nossos objetivos neste projeto são:
  1. Sensibilizar os alunos para as questões climáticas do planeta;
  2. realizar e analisar experimentos que nos comprovem de maneira mais clara o que é afirmado nos livros didáticos, revistas e jornais;
  3. conhecer os movimentos da Terra e sua ligação com as estações do ano;
  4. reconhecer a importância da camada de ozônio;
  5. valorizar todas as espécies de seres vivos, percebendo sua importância no ambiente em que vive.
   Iniciamos os trabalhos mostrando aos alunos imagens de diferentes ambientes para que eles fizessem uma descrição de cada um deles - atividade oral e coletiva. Após, foi solicitado que cada aluno fizesse o desenho de um ambiente frequentado por ele e que lhe parecesse agradável.
  Exposição na sala de aula e nos corredores.



 
   Após os registros escritos, fizemos uma breve revisão dos movimentos da Terra. Já havia estudado nas apostilas do primeiro bimestre. Lembramos que o eixo inclinado da Terra, a distância do Sol e a velocidade dos movimentos de nosso planeta fazem com que haja diversos tipos de clima em nosso planeta, lembrando das estações do ano também.
 
     Com climas tão diferentes em nosso planeta, é interessante fazer com que as crianças pensem sobre as proteções que animais e plantas desenvolvem para se proteger em climas muito frios ou muito quentes. Para tal, os alunos receberam um texto sobre diferentes tipos de vegetação e os climas naturais das mesmas. Logo em seguida,  pesquisaram em revistas, jornais e livros sobre os diferentes tipos de animais que vivem naquelas vegetações e  traçaram as semelhanças e diferenças dos animais. Cobertura do corpo, cor do pelo ou das penas, estrutura corporal... Tudo que percebessem. Fica tudo também registrado no mural da sala.
 
  Para comprovar e experimentar tudo que foi estudado, realizamos primeiro a experimência do aquecimento global, postada há dois dias atrás. Aquela do copo cheio de gelo e água e com auxílio da lanterna.

 Só hoje terminamos nosso projeto com o experimento do efeito estufa. Para realizar este experimento você vai precisar de:
  •  palitos de churrasco;
  • massinha;
  • dois copos;
  • água
  • dois termômetros;
  • filme de PVC (aquele de cozinha).
     Com os palitos de churrasco e a massinha faça dois cubos.
 
 
    Cubra um cubo com filme de pvc e deixe o outro sem cobertura. Agora você terá que ir para um lugar que tenha sol. Coloque os dois cubos no chão. Dentro de cada um, coloque um copo com um pouco de água e um termômetro. Registre a temperatura inicial da água. No nosso caso, 35,1º.  Deixe os dois cubos no sol por mais ou menos 45 minutos. É suficiente.


   Enquanto esperamos, vamos brincar com os jogos de educação ambiental que a escola nos emprestou. Estão fazendo o maior sucesso!


   Pronto! Vamos verificar agora a temperatura final da água de cada cubo.
   No cubo que ficou aberto verificou-se uma temperatura de 36,2º. No cubo que ficou fechado, pasmem, registramos 37,8º! É importante registrar que esta experiência foi realizada no inverno e que a temperatura máxima, segundo o climatempo, seria de 34º.
    Mas o que aconteceu? Que comparações podemos fazer? Deixem as crianças levantarem suas hipóteses primeiro.
     Esta experiência nos faz pensar sobre a importância da camada de ozônio. Quanto mais ela é destruída, mais o calor entra e aquece nosso planeta. O cubo sem cobertura representa uma atmosfera sem danos, onde o calor consegue escapar, circular. Já na segunda, temos a representação de quando o calor entra e não consegue escapar - poluição.
   O acúmulo de poluição dificulta a saída do calor, formando uma estufa!
   Para fechar assistimos ao clip da música Canção da Terra. A música é de Michael Jackson, mas está traduzida neste vídeo, porém as imagens falam por si e a tradução nem é tão necessária.

   O tema meio ambiente é muito longo e rico. Continuamos em breve...

     
   
 
     

2 comentários: