quarta-feira, 7 de setembro de 2011

Lâmpada de lava

Para fazer uma lâmpada de lava tenha em mãos:
  • tinta guache de qualquer cor;
  • óleo de cozinha - pode ser qualquer um: de soja, de canola, de girassol...
  • uma jarra de plástico transparente;
  • água;
  • um comprimido efervescente.
  Coloque na jarra um pouco de água. Bem menos que a metade. Para visualizar melhor a experiência pinte a água com guache ou corante de alimentos. Qualquer cor serve.
Acrescente agora o óleo. Usamos uma jarra de 2 litros e um litro de óleo. Agora é a hora do comprimido efervescente. Observe com atenção o que acontece:
                              Noossa! Olha bem as carinhas das crianças! O máximo!
      A primeira explicação que podemos retirar deste experimento é sobre a densidade. O que é menos denso boia. O que é mais denso afunda. O óleo é menos denso do que a água. Por mais que misturemos ele sempre volta a ocupar a parte de cima e a água a parte de baixo.
      A segunda explicação diz respeito ao gás carbônico. Estamos estudando a atmosfera e é interessante comprovar a existência deste gás.
      Quando jogamos o anti-ácido ele afunda por ser mais denso do que a água e o óleo. Sua efervescência gera gás carbônico. O gás carbônico sobe, pois é menos denso que as outras substâncias. A água só sobe porque o gás carbônico a carrega como uma boia. Ao chegar à superfície, o gás carbônico é liberado no ar e a água volta para baixo.
      MUITO BOM! Esta também fez sucesso na II Mostra de Ciências da 10ªCRE. Gastamos 24 comprimidos efervescentes. kkkkk Vou virar sócia do laboratório! Obrigada pela ajuda, Claudi.

5 comentários:

  1. Muito legal Aline! De parabéns aos seus alunos.
    Já postou este no Casa de Curioso?

    ResponderExcluir
  2. Já mandei sim! Agora é só homologar. Que bom gostou.

    ResponderExcluir
  3. Aline. Você sabe me explica o pq tem o nome lampada de lava??

    ResponderExcluir